O Governo encomendou um novo estudo sobre o aeroporto da Ota, na óptica do custo/benefício da obra, anuncia hoje o "Jornal de Notícias", citando fonte do Ministério das Obras Públicas.

O estudo, solicitado em Dezembro, "faz parte dos trabalhos adjudicados ao consultor financeiro contratado pela NAER (Novo Aeroporto" segundo a fonte contactada pelo matutino, que liga esta iniciativa a avisos lançados pelo actual presidente da República, Cavaco Silva, durante a campanha eleitoral.

A notícia do JN surge um dia depois de no Parlamento o líder parlamentar do PSD, Luís Marques Guedes, ter proposto a criação de uma comissão eventual para avaliar a necessidade, os custos, a segurança e possíveis alternativas à construção de um aeroporto na Ota.

O "Jornal de Notícias" recorda que durante a campanha eleitoral para as presidenciais Cavaco Silva tinha manifestado dúvidas sobre o projecto da Ota, referindo que estes investimentos, mesmo não existindo restrições orçamentais, "só devem ser realizados se a totalidade dos benefícios sociais, ao longo da vida dos projectos, for maior do que os respectivos custos sociais".