Página Principal
Ética e Etiqueta
04-Sep-2007
Um dos conceitos mais básicos do Bridge, é que é um desporto jogado em parceria e para que uma parceria tenha sucesso, espera-se que consiga comunicar eficazmente, que as estratégias gerais estejam combinadas e que a adaptação a situações novas seja fácil para ambos os elementos da parceria. Mas a comunicação não pode ser feita de qualquer maneira, isto é, não se pode falar com o parceiro durante o jogo com o intuito de lhe transmitir quais são as nossas cartas. Por outro lado toda a informação que proporcionamos ao parceiro tem que estar disponível para os adversários também. No fundo combinamos falar em código com o parceiro, mas ao mesmo tempo temos que dar o livro de códigos ao adversário e por vezes ajudá-lo ainda mais a compreender os nossos códigos traduzindo o que o nosso parceiro nos diz.
Ler mais...
 
No Bridge, quem são os melhores do Mundo?
04-Sep-2007
“Quem é o melhor jogador do Mundo?”, perguntou um dos mais recentes apaixonados pelo bridge durante um jantar onde estavam presentes jogadores de vários níveis, com percursos e experiências muito diferentes. Em face de alguma demora na resposta logo outro sugeriu “Se o bridge é um jogo de parceria, faz sentido falar de melhor jogador do mundo ou fará mais sentido falar de melhor par ou melhor equipa do Mundo?”. Ambas as perguntas revelam uma ambivalência característica de qualquer aspirante a ser um bom jogador de bridge. Por um lado a importância de dominar bem alguns aspectos técnicos de leilão e carteio, por outro a necessidade de transformar essa mais valia técnica num bom resultado do par. De que serve, por exemplo, fazer uma jogada brilhante se o parceiro não a perceber e induzido em erro pelo nosso “brilhantismo” acaba por fazer pior que se tivéssemos jogado normal?
Ler mais...
 
O Elogio dos Clubes
04-Sep-2007
Os Clubes são, por definição, unidades aglutinadoras de pessoas com interesses semelhantes. Nascem normalmente por geração espontânea quando um grupo (mais ou menos reduzido) de pessoas identifica uma qualquer paixão comum. Em seguida tomam a seu cargo a iniciativa de defender e divulgar por todos os meios ao seu alcance o alvo dessa mesma paixão. Constituem-se inicialmente em torno de um bairro ou de uma modalidade desportiva ou de ambos (os moradores do bairro que gostam daquela modalidade).
Ler mais...
 
<< Início < Anterior | 31 32 33 34 | Seguinte > Final >>

Resultados 129 - 132 de 133